a

Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem nulla consequat. Aenean massa.

Seg – Sex: 08:00 – 18:00
Telf. +351 21 013 74 21 | +351 21 230 13 97

Três abordagens, um único objetivo

A agricultura ocupa uma posição única no cerne da sociedade, do ambiente e da economia europeias.

Image: Common agricultural policy for a sustainable agriculture

A atividade agrícola depende de boas condições ambientais, que são essenciais para os agricultores poderem aproveitar os recursos naturais para a produção agrícola, que constitui o seu meio de subsistência. O dinheiro resultante da agricultura sustenta as famílias que se dedicam a esta atividade, assim como as comunidades rurais em geral, enquanto os alimentos produzidos pela atividade agrícola sustentam a sociedade no seu conjunto.

Por conseguinte, para assegurar uma gestão agrícola sustentável na União Europeia, a política agrícola comum (PAC) combina abordagens de caráter social, económico e ambiental. No âmbito da nova PAC, elaborada em torno de uma nova arquitetura ecológica, mais ambiciosa, serão tomadas ainda mais medidas nesta direção.

Ao adotar uma abordagem combinada e ambiciosa e ao tirar partido dos progressos mais recentes no domínio do conhecimento e da inovação, a PAC adapta a agricultura ao Pacto Ecológico Europeu, que visa criar um futuro inclusivo, competitivo e respeitador do ambiente para a Europa.

Os agricultores, as empresas agroalimentares, os silvicultores e as comunidades rurais têm um papel essencial a desempenhar em vários domínios fundamentais para o Pacto Ecológico Europeu, cabendo-lhes nomeadamente:

As medidas tomadas nestes domínios visam vencer alguns dos maiores desafios que a UE deverá enfrentar nos próximos anos. Ao contribuir para soluções para estes desafios, a PAC garante que a agricultura continue a ter um papel central na Europa nas gerações futuras.

 

Fonte: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/sustainability/sustainable-cap_pt