Três abordagens, um único objetivo
A agricultura ocupa uma posição única no cerne da sociedade, do ambiente e da economia europeias.
A atividade agrícola depende de boas condições ambientais, que são essenciais para os agricultores poderem aproveitar os recursos naturais para a produção agrícola, que constitui o seu meio de subsistência. O dinheiro resultante da agricultura sustenta as famílias que se dedicam a esta atividade, assim como as comunidades rurais em geral, enquanto os alimentos produzidos pela atividade agrícola sustentam a sociedade no seu conjunto.
Por conseguinte, para assegurar uma gestão agrícola sustentável na União Europeia, a política agrícola comum (PAC) combina abordagens de caráter social, económico e ambiental. No âmbito da nova PAC, elaborada em torno de uma nova arquitetura ecológica, mais ambiciosa, serão tomadas ainda mais medidas nesta direção.
Ao adotar uma abordagem combinada e ambiciosa e ao tirar partido dos progressos mais recentes no domínio do conhecimento e da inovação, a PAC adapta a agricultura ao Pacto Ecológico Europeu, que visa criar um futuro inclusivo, competitivo e respeitador do ambiente para a Europa.
Os agricultores, as empresas agroalimentares, os silvicultores e as comunidades rurais têm um papel essencial a desempenhar em vários domínios fundamentais para o Pacto Ecológico Europeu, cabendo-lhes nomeadamente:
- contribuir para um sistema alimentar sustentável através da estratégia «do prato ao prado»
- contribuir para a nova estratégia em matéria de biodiversidade, mediante a proteção e o reforço da variedade de plantas e animais no ecossistema rural
- contribuir para a ação climática no quadro do Pacto Ecológico Europeu, com vista a alcançar o objetivo da neutralidade climática na UE até 2050
- apoiar a nova estratégia florestal mediante a proteção e manutenção de florestas saudáveis
- contribuir para o plano de ação para a poluição zero, mediante a salvaguarda de recursos naturais como a água, o ar e os solos
As medidas tomadas nestes domínios visam vencer alguns dos maiores desafios que a UE deverá enfrentar nos próximos anos. Ao contribuir para soluções para estes desafios, a PAC garante que a agricultura continue a ter um papel central na Europa nas gerações futuras.
Fonte: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/sustainability/sustainable-cap_pt